Oficina de Elaboração de Cartas de Serviços e Linguagem Simples
Termo de uso
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GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão - SEPOGTERMO DE USO
1. ACEITAÇÃO DO TERMO DE USO
Este Termo de Uso regula as regras e condições para o uso do serviço denominado SEPOG | Eventos, gerido pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), com o propósito de realizar inscrições em eventos e emissão de certificados. O uso deste serviço implica na aceitação deste termo.
2. DEFINIÇÕES DO TERMO DE USO
- Agente público: Todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nos órgãos e entidades da administração direta e indireta.
- Agentes de tratamento: O controlador e o operador.
- Anonimização: Utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo.
- ANPD: Acrônimo de Autoridade Nacional de Proteção de Dados, órgão da administração pública responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento da LGPD em todo o território nacional.
- Banco de dados: Conjunto estruturado de dados pessoais, estabelecido em um ou em vários locais, em suporte eletrônico ou físico.
- Bloqueio: Suspensão temporária de qualquer operação de tratamento, mediante guarda do dado pessoal ou do banco de dados.
- Cookies: Arquivos armazenados nos computadores ou dispositivos móveis dos usuários ao acessar uma página web que guardam e recuperam informações relacionadas à sua navegação.
- Consentimento: Manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada.
- Controlador: Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
- Dado anonimizado: Dado relativo a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento.
- Dado pessoal: Informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável.
- Dado pessoal sensível: Dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.
- Descarte: Eliminação correta de informações, documentos, mídias e acervos digitais.
- Eliminação: Exclusão de dados ou conjunto de dados armazenados em banco de dados, independentemente do procedimento empregado.
- Encarregado: Pessoa indicada pelo controlador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
- Pseudonimização: Tratamento por meio do qual um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo, senão pelo uso de informação adicional mantida separadamente pelo controlador em ambiente controlado e seguro.
- Titular: Pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento.
- Tratamento: Toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
- Uso compartilhado de dados: Comunicação, difusão, transferência internacional, interconexão de dados pessoais ou tratamento compartilhado de bancos de dados pessoais por órgãos e entidades públicos no cumprimento de suas competências legais, ou entre esses e entes privados, reciprocamente, com autorização específica, para uma ou mais modalidades de tratamento permitidas por esses entes públicos, ou entre entes privados.
- Usuário: Pessoa física ou jurídica que se beneficia ou utiliza, efetiva ou potencialmente, de serviço público.
3. ARCABOUÇO LEGAL
O serviço/produto está em conformidade com os seguintes atos legislativos e normativos:
- Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 - Lei de Acesso à Informação - LAI. Regula o acesso a informações previsto na Constituição Federal.
- Lei Federal nº 12.965, de 23 de abril de 2014 - Marco Civil da Internet. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.
- Decreto Estadual nº 20.786, de 25 de abril de 2016 - Código de Ética Funcional do Servidor Público Civil do Estado de Rondônia.
- Lei Federal nº 13.460, de 26 de junho de 2017 - Dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
- Decreto Estadual nº 22.728, de 5 de abril de 2018 - Simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos do Poder Executivo do Estado de Rondônia.
- Decreto Estadual nº 26.236, de 19 de julho de 2021 - Institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Estadual.
- Decreto Estadual nº 26.451, de 4 de outubro de 2021 - Dispõe sobre a adoção de medidas para aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD, e institui o Comitê Gestor de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no âmbito da Administração Pública Estadual direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo do Estado de Rondônia.
- Lei Federal nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD.
4. DESCRIÇÃO DO PRODUTO/SERVIÇO
Nome do serviço/produto: SEPOG Eventos
Forma de acesso: Através da internet
Hipótese de tratamento dos dados pessoais: Consentimento do titular dos dados.
Previsão legal para o tratamento dos dados pessoais: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) - Lei Federal nº 13.709/2018.
Fluxo de tratamento dos dados pessoais: Os dados pessoais são coletados por meio de um formulário online preenchido pelo usuário no momento da inscrição no evento. Após a inscrição, os dados são armazenados em um banco de dados seguro e utilizados para gerenciamento do evento, emissão de certificados e comunicações relacionadas ao mesmo. Os dados têm seu tratamento iniciado no momento da inscrição no evento e são armazenados de forma segura. Após o encerramento do evento, permanecem disponíveis para consultas do titular, incluindo a emissão de certificados e solicitação de segunda via.
Dados pessoais tratados: Nome completo, endereço de e-mail, telefone e CPF.
Dados pessoais sensíveis: Não há captura de dados pessoais sensíveis.
Dados pessoais de crianças e adolescentes: Não são tratados dados pessoais de crianças e adolescentes.
Compartilhamento dos dados pessoais: Os dados pessoais não são compartilhados com terceiros sem o consentimento expresso do titular.
5. POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
A Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do Poder Executivo Estadual foi instituída por meio da Instrução Normativa nº 1/2022/CGPD, disponível em https://wiki.setic.ro.gov.br/home/compliance/cgpd/politica_privacidade.
6. DIREITOS DO USUÁRIO DO SERVIÇO/PRODUTO
De acordo com o art. 6º da Lei Federal nº 13.460, de 26 de junho de 2017, são direitos básicos do usuário:
-
I - participação no acompanhamento da prestação e na avaliação dos serviços;
II - obtenção e utilização dos serviços com liberdade de escolha entre os meios oferecidos e sem discriminação;
III - acesso e obtenção de informações relativas à sua pessoa constantes de registros ou bancos de dados, observado o disposto no inciso X do caput do art. 5º da Constituição Federal e na Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011;
IV - proteção de suas informações pessoais, nos termos da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011;
V - atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade; e
VI - obtenção de informações precisas e de fácil acesso nos locais de prestação do serviço, assim como sua disponibilização na internet, especialmente sobre:
-
a) horário de funcionamento das unidades administrativas;
b) serviços prestados pelo órgão ou entidade, sua localização exata e a indicação do setor responsável pelo atendimento ao público;
c) acesso ao agente público ou ao órgão encarregado de receber manifestações;
d) situação da tramitação dos processos administrativos em que figure como interessado; e
e) valor das taxas e tarifas cobradas pela prestação dos serviços se aplicável, contendo informações para a compreensão exata da extensão do serviço prestado.
-
a) confirmação da existência de tratamento;
b) acesso aos dados;
c) correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
d) anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD;
e) portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
f) eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 da LGPD; informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
g) informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
h) revogação do consentimento, nos termos do § 5º do art. 8º da LGPD. As manifestações do titular serão realizadas por meio do Fala.BR Rondônia da Ouvidoria Geral do Estado - OGE, disponível em https://falabr.cgu.gov.br/publico/RO/Manifestacao/RegistrarManifestacao
7. RESPONSABILIDADES DO USUÁRIO
O usuário se responsabiliza pela precisão e pela veracidade dos dados informados e reconhece que a inconsistência destes poderá implicar a impossibilidade de utilização do serviço ofertado.
O login e senha só poderão ser utilizados pelo usuário cadastrado, devendo manter o sigilo de sua senha, pessoal e intransferível, não sendo possível, em qualquer hipótese, a alegação de uso indevido, após o ato de compartilhamento.
O usuário do serviço é responsável pela atualização de seus dados pessoais e pelas consequências de omissão ou erros informados.
O usuário é responsável pela reparação de todo e qualquer dano, direto ou indireto (inclusive decorrente de violação de quaisquer direitos de outros usuários, de terceiros, abrangendo direitos de propriedade intelectual, de sigilo e de personalidade), que seja causado à Administração Pública ou a terceiros, incluindo-se o dano em virtude do descumprimento do disposto neste Termo de Uso ou de qualquer ato praticado a partir do acesso ao serviço ofertado.
A Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão não se responsabilizará pela segurança e pelo uso indevido do equipamento de acesso do usuário, tais como:
-
a) equipamento infectado ou invadido por atacantes;
b) equipamento avariado no momento do consumo de serviços;
c) proteção do dispositivo e das informações;
d) abuso de uso dos dispositivos;
e) monitoração clandestina;
f) vulnerabilidades ou instabilidades existentes nos sistemas dos usuários; e
g) acesso em perímetro inseguro.
O usuário que tiver acesso a informações pessoais de cunho confidencial, sigiloso ou restrito, por força do exercício profissional, deverá manter sua guarda sob pena de sanções administrativas, civis e penais.
8. RESPONSABILIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A Administração Pública se compromete a cumprir todas as legislações inerentes ao adequado tratamento dos dados pessoais do usuário de forma a preservar sua privacidade, bem como pelos direitos e garantias dos titulares dos dados.
Ela também se obriga a promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.
É de responsabilidade da Administração Pública implementar controles de segurança para proteção dos dados pessoais dos titulares, incluindo medidas técnicas e administrativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão.
A Administração Pública poderá, quanto às ordens judiciais de pedido das informações, compartilhar dados ou informações necessários para investigações ou tomar medidas relacionadas a atividades ilegais, suspeitas de fraude ou ameaças potenciais contra pessoas, bens ou sistemas que sustentam o Serviço ou de outra forma necessárias para cumprir com obrigações legais. Caso ocorra, a Administração Pública notificará os titulares dos dados, salvo quando o processo estiver em segredo de justiça.
9. ALTERAÇÕES NO TERMO DE USO
Este Termo de Uso pode ser alterado a qualquer momento e as modificações entrarão em vigor na data de sua publicação no site do serviço.
10. INFORMAÇÕES PARA CONTATO
Em caso de dúvidas, entre em contato pelos canais oficiais:
- Telefone: 0800 647 7071.
- Email: ouvidoriaro@ouvidoria.ro.gov.br
- Fala.BR Rondônia: https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/RO/Manifestacao/RegistrarManifestacao
- Endereço: Av. Farquar, 2986 - Bairro Pedrinhas, Palácio Rio Madeira, Edifício Rio Jamari, térreo, Porto Velho, RO, CEP 76820408
11. FORO
Eventuais disputas serão processadas pelo foro da comarca de Porto Velho.